top of page

EXPERIÊNCIAS DIGITAIS

Durante a pandemia de covid-19, assim como a maioria dos trabalhadores da arte e do teatro, o Coletivo MENELÃO precisou se reinventar. Assim, surgiram as ações digitais a partir do espetáculo “a cigana, o palhaço e o astronauta”, que tinha estreia marcada para março de 2020, quando tudo suspendeu.

A CIGANA, O PALHAÇO E O ASTRONAUTA: EXPERIÊNCIA CÊNICO-ITINERANTE DIGITAL

Em parceria com o SESC Santo André, por meio da adaptação digital do projeto Cenas Centrífugas, o Coletivo MENELÃO produziu “a cigana, o palhaço e o astronauta - uma experiência cênico-itinerante digital”, que assim como o espetáculo presencial, propunha uma itinerância cênica ao público, porém digital. Cada cena conduziu o público para uma rede social diferente, explorando afetos possíveis dentro dos limites das interações digitais que cada rede proporciona. A experiência digital percorreu o WhatsApp; lives, stories e posts no feed do Instagram e materiais audiovisuais no YouTube.

ESTUDO 2_edited.jpg

Ainda buscando formas de estreitar as relações e interações com o público durante o período de isolamento social, o Coletivo MENELÃO realizou uma segunda experiência digital a partir da pesquisa do espetáculo “a cigana, o palhaço e o astronauta”, explorando dessa vez os encontros e recomeços. “A FESTA” propunha uma experiência ao vivo toda realizada no aplicativo de reuniões ZOOM, bastante utilizado durante a pandemia nos meios corporativos e estudantis. A proposta surge a partir de uma das cenas do espetáculo, em que uma festa é celebrada junto ao público. Esta ação digital aconteceu com o apoio da Lei Aldir Blanc da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

A CIGANA, O PALHAÇO E O ASTRONAUTA:
A FESTA

bottom of page