A CIGANA, O PALHAÇO E O ASTRONAUTA
SINOPSE
Partida: Jogo, início, saída, romper, fugir, desvincular-se de algo ou alguém, mesmo que doa e você não queira. Nos entremeios do adeus, três figuras transitórias nos acompanham: Uma cigana, um palhaço e um astronauta. Partir é ato sem volta que requer coragem. O público será conduzido por uma despedida, que pode ser a de qualquer pessoa presente neste encontro-espetáculo. Adeus!
A peça itinerante usa a linguagem contemporânea para inserir o público na cena, conduzindo-o a momentos que se alternam entre cena e festa, a partir do olhar de três personagens diferentes, que estão em eterno estado de impermanência: uma cigana, cuja casa é o mundo; um astronauta, cuja casa é o universo; um palhaço, cuja casa é seu próprio espetáculo. É assim que se apresenta o universo-tema da peça: as despedidas.
“O espetáculo acontece naquele momento suspenso, onde uma despedida está em curso, mas já reconhecemos que um novo ciclo se inicia. Aquela virada de chave onde detectamos as perspectivas que nos farão seguir adiante. O que vem antes e depois de um adeus e que é capaz de nos impulsionar a recomeçar? A peça experimenta essas sensações e seus desdobramentos na esfera íntima do indivíduo e também em uma perspectiva social e coletiva.
FICHA TÉCNICA
Concepção e produção geral: Coletivo MENELÃO
Elenco: Caroline Varani, Denise Hyginio e Raffael Santos
Direção: Raffael Santos e Coletivo MENELÃO
Dramaturgia: Denise Hyginio e Coletivo MENELÃO
Sonoplastia e discotecagem: Mica Matos
Concepção de Figurinos: Coletivo MENELÃO
Iluminação: Gustavo Cano
Técnica de Palco: Layanne Egidio
Produção: Pâmela Santos
Costureira: Sônia Aparecida Conceição
Áudios: Caroline Varani
Provocação Cênica: Melissa Aguiar
Design: LAH Studio
Redes Sociais: Raffael Santos
Fotografia: Rai do Sol
Estúdio: Cafofinho
Colaborações artísticas: Berenice Filmes, Carina Murias e Melissa Aguiar.