top of page

TÁ RINDO DO QUÊ? (2012)
fora de repertório

TÁ RINDO DO QUÊ?
(2012)
FORA DE REPERTÓRIO

Um espetáculo inspirado em textos de Plínio Marcos e Bertolt Brecht. A peça leva ao público quatro histórias curtas, narradas por uma dupla de palhaços , que tem como protagonista mendigos, ladrões, prostitutas, moradores de rua e outros personagens de situações de forte conflito social. A peça pretende levar o público á diversas reflexões entre elas, qual a função do teatro na sociedade de mídia de massa e capitalismo predatório em que vivemos?

No ano de 2012, no antigo ponto de cultura CONSORTE, em prédio comercial localizado na Av. Capitão Casa — São Bernardo do Campo/SP, estreava o exercício cênico “Tá Rindo Quê?”, como finalização de um curso livre de teatro que ali ocorreu durante todo o ano.
A partir de estudos sobre Plínio Marcos, o espetáculo era uma colagem de cenas e textos do universo do universo pliniano, que aconteciam em itinerância pelo prédio do CONSORTE.
“Tá Rindo do Quê?” é o marco zero do Coletivo MENELÃO, que acaba por carregar o nome de uma das personagens de “Balada de um Palhaço” adiante. Após duas temporadas independentes, com bilheteria pague o quanto puder, o espetáculo é contemplado pelo prêmio VAI-SBC (2014) e realiza uma temporada que percorre alguns dos equipamentos públicos da cidade.

Já neste espetáculo o Coletivo MENELÃO começa a explorar elementos que se tornariam eixos de pesquisa estética e temática do grupo nos anos seguintes: a palhaçaria, o espaço urbano, as encenações fora da caixa, a máscara e o teatro popular.

FICHA TÉCNICA

Direção: Sérgio Zanck
Elenco: Hayanne Oliveira, Carol Nogueira, Mari Verçosa, Osvaldo Valério, Raffael Santos, Kátia Tomé, Denise Hyginio e Marcelo Magalhães.

bottom of page